domingo, 28 de outubro de 2012

TIPO DE DIRECÇÃO DA ATENÇÃO SEGUNDO A TIPOLOGIA DE ELIAS




TIPO DE DIRECÇÃO DA ATENÇÃO SEGUNDO A TIPOLOGIA DE ELIAS:
ORIENTAÇÃO COMUM, INTERMÉDIA E SOFT
Tradução: Amadeu Duarte (BREVE RESUMO)

ORIENTAÇÃO

A orientação difere bastante do sexo, pelo facto de ser um elemento subjacente, que vos influencia de uma forma completamente abrangente a percepção, a qual constitui a vossa realidade. É a forma como vos encarais a vós próprios, como interagis convosco próprios, como percebeis os outros indivíduos, como interagis com eles, como percebeis o vosso mundo e a forma como interagis com ele, as vossas sociedades, e com toda a vossa realidade. ISSO compõe a vossa orientação.
A designação dessas orientações deverá ser a de soft, intermédia e comum.

COMUM

Aqueles que se expressam pela orientação comum projectam no exterior e produzem uma direcção ou uma percepção que incorpora o sentido da manifestação exterior, da produtividade, bem como da criação de manifestações efectivas.

INTERMÉDIA

Aqueles que empregam a orientação intermédia produzem uma atenção pelo aspecto subjectivo, interno. Esses indivíduos não são necessariamente o que designais por introvertidos. Muitos indivíduos que têm uma orientação intermédia interagem bastante e chegam a expor-se.

SOFT

Os indivíduos que são soft têm percepção tanto do aspecto subjectivo quanto do objectivo em simultâneo, nem sempre por meio de uma interpretação objectiva mas como um movimento contínuo e consciência de ambos. Por isso, tanto podem produzir como não produzir manifestações externas, mas a sua atenção e percepção move-se muito mais em associação com a interacção.

PERGUNTA: Com os outros?

ELIAS: Com os outros e com o que podereis designar por toda a sua realidade, e em especial em associação com qualquer expressão de consciência que definis como viva.

Segundo esquema e imagem de Sharon Mendehall

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

O MATERIAL ELIAS